Identidade visual: o que é? Acreditamos que todos os profissionais de designer gráfico e de marketing já fizeram esta pergunta ao menos uma vez na vida. Atualmente, investir em identidade visual é extremamente importante para atrair e fidelizar cada vez mais clientes nas redes sociais.

Identidade visual: o que é e como podemos utilizar?

O que e identidade visual

Trata-se de um conjunto de elementos, que devem ser desenvolvidos de forma criativa, e também devem representar uma marca, produto ou empresa.

Já falamos nos 5 passos essenciais para começar o Inbound marketing!

De uma maneira mais didática, a identidade visual faz uma representação gráfica de uma determinada identidade corporativa. A criação dos elementos que compõem a identidade visual é determinada por diversos fatores, até chegar no consumidor final.

Veja a seguir, quais são os elementos mais importantes dentro do design gráfico:

Slogans

bom bril mil e uma
FONTE: http://www.bombril.com.br/

O slogan é útil para mostrar ao público que uma determinada marca pode ser forte e bem posicionada. É um ótimo elemento para fazer com que o consumidor memorize a mensagem que a empresa quer passar.

Geralmente, quando criamos um slogan, logo pensamos em frases curtas, objetivas e mnemônicas. O slogan deve estar de acordo com todos os outros elementos que envolvem a identidade visual.

Deve haver um padrão entre as cores, tamanho e formato, principalmente se esse slogan estiver em alguma rede social.

Imagens

coca cola exemple de imagem
FONTE: https://www.cocacola.com.br/pt/home/

Uma imagem vale mais que mil palavras, essa frase já mostra o tamanho da importância que uma imagem tem. Nas redes sociais, essa importância tem sido ainda mais enfatizada.

Tanto para o mídia kit, como para as redes sociais, os formatos devem ser respeitados. No Instagram, por exemplo, devemos respeitar o espaço do avatar, da imagem quadrada, vertical e horizontal.

No Facebook, temos que configurar o tamanho do perfil, página, grupos e eventos.

Cores

A psicologia das cores nos mostra que, devemos alinhar as cores com a identidade visual e o branding do projeto de construção da marca. Muitos psicólogos já perceberam que, as cores afetam diretamente o psicológico humano.

As cores são extremamente importantes para transmitir uma mensagem que uma empresa ou produto quer passar.

Logotipo

Assim como as cores, o logotipo também tem a missão de transmitir uma mensagem sobre uma marca, empresa ou produto. O logotipo reflete diretamente os valores e a essência de qualquer marca.

Caso o designer for precisar adaptar o logotipo  para tamanhos menores, como o favicon, por exemplo, este deve ser legível para que possa ser reconhecido facilmente pelos clientes da empresa.

Se você deseja aprender a desenvolver logotipos, o primeiro passo é aprender sobre a psicologia das cores, e sobre tipografia.

Que importância tem a identidade visual para o marketing digital?

No ambiente digital, atrair a atenção do usuário está cada vez mais complicado. Por isso, uma identidade visual bem feita, e coerente pode te colocar à frente de seus concorrentes.

Sua identidade visual precisa causar impacto, para que sua empresa possa ter uma boa comunicação com seu público. Confira alguns benefícios que uma empresa ou marca pode ter ao investir em uma identidade visual:

Padronização

Quando a  padronização é bem planejada, a comunicação visual da marca está diretamente agregada à qualidade estética de seus produtos e serviços na internet.

Nas redes sociais, por exemplo, o usuário consegue detectar sua empresa rapidamente, deixe as cores padronizadas também em seu blog corporativo.

Profissionalismo

Uma empresa com uma identidade sólida, mostra profissionalismo perante seus clientes e concorrentes. Sabemos que, uma identidade bem feita, pode ajudar no marketing digital de empresas de qualquer tamanho.

Marca valorizada

Quando nos preocupamos em desenvolver uma identidade visual bem executada, no mercado financeiro, quer dizer que estamos  cuidando bem de nossa marca, empresa, ou produto.

São diversos os benefícios para quem investe neste detalhe importante para ajudar no reconhecimento de sua empresa.

O designer visual e as redes sociais

Designer em redes sociais

A identidade visual está diretamente ligada com as redes sociais, os blogs e os sites, principalmente depois que surgiu o marketing digital. Nas redes sociais, os elementos de comunicação fazem com que a marca seja reconhecida.

Confira o passo a passo para deixar sua rede social padronizada, igualmente com suas outras peças de branding:

●    O designer deve ser igual em todas as redes sociais;

●    Cada plataforma tem sua regra;

●    A foto do perfil deve ser simples, porém consistente;

●    Deixe seu perfil sempre atual;

●    A criatividade é o que conta.

Use seus espaços de maneira inovadora, no entanto, procure respeitar as cores padronizadas de sua marca.

Erros comuns na hora de criar sua marca

Desenvolver uma marca é um processo trabalhoso que demanda tempo, estudo e dedicação. Veja quais são os erros mais comuns na hora de criar os elementos de design:

●    Excesso de efeitos;

●    Cores muito exageradas;

●    Fontes que não expressam nenhuma emoção;

●    Não definir o objetivo na estratégia de marketing;

●    Incompatível com outras plataformas.

O designer gráfico deve saber que, uma logomarca por exemplo, pode ser utilizada não apenas no site, blog, ou redes sociais, mas em todos os impressos que serão utilizados para a divulgação da empresa, como flyers, embalagens, panfletos, banners, etc.

Por isso, o bom senso e o bom gosto na hora de desenhar o branding da marca é primordial.

Quais as tipografias mais utilizadas nas propagandas?

Para causar impacto, a escolha da tipografia conta muito, o designer precisa ter conhecimento das principais tipografias utilizadas pelo mercado de propaganda.

Veja quais são as tipografias mais comuns para colocar em seus logotipos: “Helvética, Baskerville, Gotham, Didot, Futura”.

A escolha de uma dessas tipografias, alinhada ao processo de escolha das cores pode fazer com que seu projeto fique incrível.

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