Atualmente, o Inbound Marketing é amplamente utilizado por diversas empresas que possuem planejamento no mercado digital. Estamos na era da informação e gerar conteúdo com qualidade ajuda na geração de leads, que podem ser convertidos em compradores reais.

As empresas que trabalham com vendas de produtos e serviços online devem adotar ações de vendas, de marketing de conteúdo e de captação de clientes para criar um ambiente favorável para seus produtos.

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing para negocios

Na visão geral, o Inbound Marketing é referido como ações de marketing de conteúdo, mas partindo de uma compreensão mais profunda, essa área de marketing abrange táticas para atrair o público alvo através do SEO, Marketing de Conteúdo e estratégias em redes sociais.

Inicialmente, é uma área estratégica que visa criar e incentivar o compartilhamento de conteúdo atraindo a atenção das pessoas. Dessa forma, as empresas passam a ter mais facilidade para gerar leads e encontrar o seu público-alvo.

Quando o conteúdo é compartilhado pelo público-alvo, a permissão para se comunicar com as pessoas torna-se natural e não forçada. Permite criar uma relação qualitativa e duradoura com o cliente em potencial.

Adotando a estratégia

Antes de iniciar os trabalhos de inbound, primeiramente é necessário adotar uma estratégia de que mais se encaixe ao seu público alvo, produto ou serviço.

Existem diversas estratégias de inbound marketing como marketing de conteúdo, ações em redes sociais, email marketing, entre outros. Uma das mais efetivas é o uso de um funil de vendas.

Nessa estratégia é possível uma isca digital ao seu público em troca de algumas informações como nome, email, fones, etc, tal isca pode ser desde um e-book, uma demonstração gratuita online, um contato direto com o representante de vendas, entre outras ações que podem orientar o possível consumidor até o produto.

Dicas importantes para o sucesso do inbound marketing

Captação de leads

É importante que a oferta de um produto ou conteúdo gratuito forneça valor, ou seja, ser útil para atrair o interesse do potencial comprador.

Por exemplo, ao oferecer um e-book gratuito é importante que o mesmo tenha um conteúdo valioso para as pessoas ávidas por determinado assunto, que tenha a ver com o modelo de negócio e segmento de sua empresa.

Muitas empresas também utilizam uma Landing Page, o usuário se cadastra através de um formulário e em troca recebe materiais gratuitos, essa tem sido uma das principais ações de Inbound Marketing adotadas pelas empresas.

A jornada do cliente

É importante analisar e conhecer a jornada do cliente, onde ele obtém e busca informação. Quando a pessoa preenche o formulário ou recebe o e-mail, determinados softwares são utilizados para indicar se a pessoa abriu a mensagem ou se ela realizou o download do kit gratuito, com o material que a sua empresa fornece.

Email marketing

Também é indicada a criação de e-mails para manter os seus clientes e prospects informados. Em determinada periodicidade a empresa pode enviar e-mails informando sobre lançamentos de produtos e informações do site e blog da empresa.

É indicado usar para enviar os e-mails um software de automação de marketing, facilitando a entrega de e-mails que irão nutrir os leads.

É aconselhável segmentar os grupos de e-mails. Por exemplo, se você vende livros, você pode enviar uma mensagem sobre obras didáticas para uma lista de professores e estudantes, e sobre livros de ficção para um outro grupo mais abrangente.

A dor do cliente

Ninguém pretende gastar muito dinheiro, ainda mais em tempos de austeridade do mercado. Mas, na hora da necessidade mais agravante, as pessoas dão um jeito e compram para resolver um problema.

É nessas horas que a empresa deve identificar a dor do cliente, nesses momentos as pessoas compram. Antes de realizar qualquer estratégia de inbound marketing, a empresa deve analisar quais as reais necessidades e problemas das pessoas perante o seu produto.

A empresa que oferece soluções conseguirá atrair mais atenção para o conteúdo e seu material.

Eduque o seu cliente

Além de publicar conteúdos de textos, vídeos e kit gratuitos, é vital educar o seu cliente a comprar de sua marca.

Por exemplo, se você vende um bom shampoo que combate a caspa sem causar alergia, você pode ensinar o seu cliente a ter mais saúde e beleza utilizando o produto. Dessa forma, eles entenderão valor de sua ferramenta, produto ou serviço. Você gera valor e ao mesmo tempo educa o cliente a dar atenção ao seu produto.

Isso também aumenta probabilidade de compartilhamento. Por exemplo, se uma editora que vende livros impressos e e-books de idiomas, ao oferecer um curso de quatro etapas gratuito no YouTube, a editora estará educando os seus clientes, orientando o caminho do cliente para comprar os livros durante e depois a realização do curso e, sobretudo, gerando valor atraindo a atenção das pessoas.

educar clientes para inbound

Tenha objetivos claros

Na estratégia de Inbound Marketing é importante estabelecer objetivos de forma clara.

  • Afinal, o que a empresa pretende vender?
  • Qual público irá abordar?
  • O conteúdo será informacional ou somente entretenimento?

Entre outros fatores a serem levantados no planejamento.

Depois de ler e compreender os conhecimentos profundos apresentados anteriormente, podemos destacar os cinco passos para uma estratégia do Inbound de sucesso.

1 – Estudar e definir sua persona

Busque definir os perfis de leitores, usuários e clientes que pretende atingir. Especificar o perfil do cliente ajuda a determinar qual tipo de conteúdo e meio de distribuição de conteúdo poderá utilizar na sua estratégia.

2 – Construção do blog

O blog deve ser construído a partir de definição de temas visuais e temática para o conjunto de artigos que serão publicados. É importante que os textos sejam otimizados, para atrair mais visibilidade nos motores de busca.

O blog pode ser construído com a instalação e uso do aplicativos como o WordPress, que apresenta um painel simplificado e a possibilidade de utilização de plugins, que exercem diferentes funções e aplicações sobre o conteúdo do blog.

3 – Produzir conteúdo de qualidade para a persona

Os seus clientes merecem o melhor. Portanto, seja através de artigos, vídeos, imagens e emails, é importante definir o padrão de qualidade de cada produto de conteúdo que será entregue e direcionado para os clientes.

4 – Usar redes sociais para engajamento

As redes sociais ajudam a distribuir os conteúdos desenvolvidos, e a possibilidade de gerar proximidade, ajuda a criar engajamento quando o visitante e seguidor da rede social se identifica com os conteúdos e os compartilha.

5 – Converter visitantes sem leads

Mesmo com a ausência de formulários e outras aplicações para atrair o cadastro de pessoas, é possível transformar visitantes em futuros clientes.

Nesse caminho é necessário gerar valor à marca, ao conteúdo e aos produtos e serviços da empresa e do site. Afinal, qual o diferencial que a sua empresa e sites podem oferecer no mercado para os visitantes e clientes? 

Conclusão

Ao desenvolver a estratégia e os conteúdos, a direcione para a “persona”. A persona é um perfil de cliente que a empresa pretende atingir, responder suas dúvidas e necessidades. Essa persona será formada pelos seus futuros compradores. Busque atender expectativas e necessidades com ações e conteúdos de qualidade e relevantes.

O Inbound marketing é hoje uma das estratégias mais poderosas da internet, capaz de alavancar de vez as suas vendas.

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