Aprenda neste artigo, o que é naming e quais são as dicas para criar ou recriar um nome para sua marca, empresa ou produto.

O que é Naming e qual a sua importância  para as empresas?

Nos tempos do marketing digital, definir um nome para uma empresa, que agrade seu público é difícil. Os profissionais de branding devem pensar em um nome que agrade ao público em geral.

Ter um nome perfeito, ajuda a marca a ser forte e ter um bom posicionamento no mercado, e ainda evita que a empresa seja motivo de escárnio, por conta de seu nome.

Para facilitar a construção do nome, o profissional de branding deve ficar atento em definir os conceitos de sua marca, e que objetivos a empresa quer alcançar nos próximos anos.

A seguir, veja algumas dicas valiosas que irão te ajudar a construir um bom nome para sua marca.

Saiba que e naming

Dica 1- Pesquise sua concorrência

Faça um levantamento das empresas do mesmo setor que o seu, e veja como é o nome e o logotipo delas. Estude os nomes, e pergunte aos seus clientes o que eles acham a respeito do slogan, se realmente tem a ver com o que a empresa vende.

Lembre-se, o nome deve passar uma mensagem referente ao mercado em que a empresa atua. Procure identificar como seus concorrentes fazem o processo de branding.

Dica 2- Analise sua concorrência 

Por meio de pesquisas, estude o comportamento de seu público, saiba quais são seus costumes e desejos. Promova grupos de pesquisas, para testar a sonoridade do nome.

Mapear os concorrentes é dever de todo empresário que quer ter uma marca forte com reconhecimento no mercado. Se não sabe por onde começar, procure uma agência que tenha ferramentas de análise de mercado, e que tenha experiência com naming.

Dica 3- Não esqueça de realizar o registro da marca

Órgãos do Governo, como o INPI(Instituto Nacional de Propriedade Industrial) são quem fazem o registro de uma marca. Tudo o que diz respeito à marcas ou empresas, deve ser registrado.

Até porque, se alguém copiar seu produto ou serviço, o proprietário da marca tem como recorrer judicialmente. No próprio site do INPI, podemos realizar o cadastro da marca, mediante um pagamento da guia GRU.

Há ainda, um campo para acompanhar todo o processo, até que a marca seja definitivamente registrada.

Dica 4- Como cuidar do aspecto visual da marca?

O designer deve cuidar de tudo o que diz respeito ao aspecto visual, como por exemplo, cores, formato, identidade visual. No marketing digital esses detalhes são extremamente importantes para atrair o cliente.

Após a criação do nome, os designer gráficos devem desenvolver a identidade da empresa, respeitando os itens mencionados acima. O Comitê de Branding criou o Guia de Identidade Visual e Branding, onde um designer gráfico tem 8 passos para seguir até a entrega final para o cliente.

Dica  5- Unifique as estratégias de marketing digital com a identidade visual

A identidade visual deve estar no marketing digital, pois com isso, a marca será reconhecida facilmente. O marketing na web abrange tudo o que diz respeito à criação de conteúdo, criação de sites, estratégias e análise de SEO, escolha da URL, etc…

Outro detalhe essencial é, colocar a identidade visual dentro dos padrões permitidos nas redes sociais.

Vamos aprender mais sobre Redes sociais? Saiba como ter resultados no Instagram!

Saiba escolher nomes para lojas virtuais

Uma loja virtual necessita e muito de um nome que convença seu cliente a entrar em seu e-commerce, e comprar seus produtos. Da mesma forma que no site, uma loja deve seguir todas as estratégias conhecidas no mundo do marketing, como branding e benchmarking.

Outros fatores importantes no momento de escolher o nome são:

  • disponibilidade de domínio;
  • Nome curto;
  • use a tecnologia a seu favor;
  • defina palavras-chave conforme o produto a ser oferecido.

Não se esqueça de analisar resultados e de verificar seus concorrentes, procure saber o que há de novo no mercado que sua loja atua, e invista em bom conteúdo.

Softwares que auxiliam na escolha do nome

Para facilitar o processo e ajudar os designers, atualmente existem bons softwares que otimizam esse trabalho. Confira alguns deles:

Agora ATENÇÃO! Usar um software pode tornar mais simples o processo de naming, mas é importante estudar o negócio do cliente, e fazer a escolha mais correta possível.

Shopify

Shopify para gerar nome

NameStation

Ferramenta para gerar nome

Business Name Generator

Business para gerar nomes

Evite nomes que vão ridicularizar o empreendimento dos clientes, respeite a psicologia das cores no momento em que for criar uma logomarca com o slogan.

O que acontece quando eu não escolho os nomes da maneira certa?

Nanimg escolha de nome

Se o profissional de marketing não fizer os processos que citamos até aqui, ele poderá afetar a reputação e a credibilidade do cliente por um bom tempo.

Caso o nome esteja nas redes sociais, ou nos sites e blogs, o tráfego não irá aumentar, e por consequência, a conversão também diminui. É necessário pensar que o nome será a porta de entrada para que, um cliente se interesse pelo produto  ou serviço oferecido.

Se a estratégia de marketing digital dá errado com algum objetivo, todo o processo pode se perder pelo caminho, e o cliente não terá o retorno de investimento adequado.

A equipe de marketing deve colocar essas estratégias dentro de um planejamento de marketing digital, e definir metas de médio a longo prazo.

O nome é o cartão de visita de qualquer empresa, por isso, devemos respeitar todas as etapas de criação mostradas até aqui.

Inspire-se na concorrência, e veja o que eles estão fazendo de diferente e promova sua empresa. Respeite tudo o que for relacionado com a criação de marca, e com isso, sua empresa será sempre lembrada.

Conheça mais a respeito de: “o que é o naming”?

Consulte nossos consultores e aprenda mais sobre o processo de naming, crie um nome criativo que esteja de acordo com sua marca. Lembre-se, o naming é um dos recursos de marketing que existem. São diversos detalhes que um designer gráfico deve entender no momento em que for desenvolver a marca.

Registre-se no INPI, e tenha seus direitos autorais protegidos contra fraudes. Tenha bom gosto e bom senso no momento em que for fazer o atendimento publicitário inicial.

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